COMPOST BARN OU FREE STALL

FREESTALL OU COMPOST BARN A dúvida de muitos criadores na hora de fazerem seus investimentos para conforto e melhor produção de seus rebanhos.

COMPARTILHE

Em 100% das palestras, cursos e visitas me fazem essa pergunta. Estou quase acreditando que os produtores querem alguém para por a culpa se tiverem problemas (risos).

Hoje gostaria de deixar alguns pontos claros para que você, produtor, tenha mais informações e assim tome a melhor decisão para a sua fazenda. Vou partir do pressuposto que todos sabem basicamente o que é um Free stall e um Compost barn, ok?

Padrão do gado

Se o seu gado não tem padrão você pode ter problemas se optar pelo Free stall. Por quê? Porque no Free stall as vacas tem camas individuais e se estas forem projetadas para um determinado tipo de gado vai ter vaca ou novilha atravessada na cama, estercando na cama, sentada na cama, presa na cama... Enfim, você vai ver cenas "tragicômicas" dos animais tentando se acomodar em camas pequenas demais ou grandes demais. Avaliar bem o seu gado vai evitar que você erre nessas dimensões e depois perca animais por acidentes, ou perca o valioso tempo de descanso com vacas que não deitam. No Compost, por ser uma cama única, não tem esse problema. Nele, o gado de qualquer tamanho deita como achar melhor. 1 a 0 para o Compost.

Sanidade

Quando falamos de sanidade, neste caso, estamos falando basicamente de mastite, ok? Se compararmos os dois sistemas veremos que no Free stall (pensando em camas de areia) há uma maior segurança do ponto de vista microbiológico. Por quê? Porque a areia não é um material que as bactérias gostam e se desenvolvem bem, então, sempre vai ser o material mais seguro, além de mais confortável para nossas amadas vacas. A cama do Compost já é uma cama orgânica (geralmente maravalha, casca de café, amendoim, arroz, etc.) e esse material é “solo fértil” para as bactérias. No caso do Compost precisamos ter muito cuidado com a umidade da cama, pois, se estiver alta, vai ser um risco grande para as vacas (bactéria não anda, bactéria nada! Você nunca mais se esquecer disso). Qual a medida? Aspecto da cama (se tem torrões, se está compactada, se tem cor uniforme, etc.) e umidade (pegue uma porção na mão e aperte fazendo um bolinho, se esse bolinho se desfizer ao sacudir a mão ok, se continuou agregado ou virou uma pasta é sinal que sua cama está úmida! Hora de repor e ligar os ventiladores o máximo possível). Quando você deve ficar preocupado no Compost? Quando as vacas estão aparecendo sujas, isso é sinal de risco eminente para mastite. Placar: 1 a 1.

Manejo de cama

Os dois sistemas vão exigir manejo da cama. No caso do Compost usa-se o escarificador duas vezes ao dia e no caso do Freestall a arrumação da cama é manual com enxada e reposição da areia. Um ponto muito importante dos dois sistemas comparados é que no Compost você deve se alertar com a umidade principalmente, enquanto no Freestall você deve se preocupar com o preenchimento da cama. Quando falamos de preenchimento da cama de areia é o seguinte: a areia deve estar enchendo todo o retângulo da cama e deve estar lisa. Cama com buraco é dura, as vacas não deitam e ficam mais tempo em pé. Mais tempo em pé significa menos leite no tanque. Ponto. Eu sei que dá dó de ver elas entrando na cama e jogado areia pra trás, sujando o corredor, mas são os ossos do ofício. Faz parte do sistema! Já no Compost, é preciso repor a cama até mensalmente, dependendo do clima, lotação e produção do gado, além do revolvimento duas vezes ao dia. Placar: 2 a 2, segue equilibrado!

Conforto

A cama de areia é mais fria porque o material retém menos calor e não está fermentando, portanto a cama do Freestall tende a ser mais fria do que a cama de Compost. A maravalha (ou qualquer outro material), além de reter mais calor, está em fermentação. Mesmo que os ventiladores mantenham a superfície com temperatura ambiente, quando a vaca se deita, com certeza é uma cama um pouco mais quente do que uma de areia. Porém conforto não é apenas controle de estresse térmico! Não mesmo! Conforto também se relaciona com a facilidade delas deitarem, posição que deitam, etc. No Compost, a liberdade é maior, sem dúvida, pois podem deitar em qualquer posição, sem nenhum limitador, sem precisarem de treinamento. 3 a 3, haaaaaja coração!

Casco

O Free stall vai expor as vacas o tempo todo a estarem de pé no concreto, se não estiverem sobre a cama. Então, se você produtor optar por construir um Free stall é importante que viabilize uma maneira de ter um escore de locomoção ou algum monitoramento preventivo para casco, pois o desgaste pode ser grande. Ligue o alerta quando começar a ver vacas: deitando pouco, com jarretes desgastados ou machucados, vacas sujas e obviamente vacas mancando ou com a coluna arqueada (sinal que em breve vai começar a mancar). Por quê? Porque é sinal que a cama não está confortável e elas não estão gastando tempo na cama. Se elas não estão na cama, estarão no concreto. Se o concreto estiver sujo, então... aí o circo está armado para infecções! Já no Compost, o material da cama é mais macio,  sendo uma vantagem para os cascos que tendem a não ter tantas lesões traumáticas. Fique ligado no casqueamento preventivo de todo jeito! Sempre! 4 a 3 para o Compost, e vaaaaamos para os minutos de acréscimo.

Área de construção

Sem dúvida a área de construção do Free stall é menor pois a construção é mais compacta e permite alojar mais animais por metro quadrado. Golaço! 4 a 4.

Manejo de dejetos

O Free stall com cama de areia vai exigir de você um manejo específico para o dejeto que sai do barracão pois não vai poder jogar em alguma área de lavoura com areia misturada, então é importante pensar num sistema de lavagem desse dejeto com areia. Talvez você se assuste com o preço inicial da instalação mas vai permitir o reaproveitamento da areia e economia de adubo com o uso do esterco. No Compost, esse ponto é mais simples pois a produção de dejetos que vão para o tratamento é cerca de 30% do total produzido e não há mistura de material que não possa ser jogado em áreas de agricultura. Inclusive, em períodos que a cama estiver extremamente seca, você pode raspar o corredor de alimentação e jogar de volta na cama. Obviamente tenha cuidado ao fazer isso.

Conclusão, meus caros amigos: brinquei aqui com um placar mas não é assim! Os dois modelos de construção são excelentes! Os dois exigem capacitação das pessoas que estão diariamente manejando os sistemas. Os dois terão seus desafios. Lembre-se de que, quando você opta por confinar as vacas, está dando condições para que elas comam melhor, descansem mais e consegue dominar um pouco mais o fator ambiente, mas você vai continuar trabalhando com toda a vulnerabilidade da produção de leite que inclui a vaca propriamente dita, as pessoas, as bactérias do ambiente, os processos mal implementados, etc. 

Lembre-se: se seus processos estiverem ruins, você pode construir um palácio para as vacas que sua fazenda vai continuar patinando!

HAYLA FERNANDES Médica veterinária pela UFG e mestre em sustentabilidade e pecuária. Atua principalmente com conforto animal e período de transição de vacas leiteiras. Proprietária do perfil @vaca_feliz_oficial no Instagram.